quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENEMAS -como fazer


*** postagem editada em 25/08/2010 ***
*** segunda edição em 01/01/2013***
*** terceira edição em 21/05/2013***



A bolsa de enema é essa aí na foto. Pode variar de tamanho e cor.
A intensão é uma lavagem interna, que é feita quando necessária . Aqui nesse link eu explico porque , quando, quantas vezes fazer enema. 

Você vai precisar de :

*Agua filtrada 
* A bolsa pra enema
* Toalha
* Lubrificante
* Desinfetante

Como usar a bolsa de enema:

-Tenha certeza que nesse tempo não vai ser incomodado(a) :)
-Arrume uma(s) toalha(s) no chão do banheiro.
- Você vai precisar de vários litros de água potável disponível. Pode comprar garrafas ou coletar na fonte mais próxima , usar água de um filtro ou usar um destilador de agua
- Encha a bolsa com água morna.( a água não precisa ser sempre morna, faça algumas experiências , as vezes usando morna, as vezes até fria.( agora que voltei a morar no Brasil, uso fria mesmo.Agua do filtro. )

obs. quando for encher a bolsa não esqueça de fechar a válvula ( um lance que você usa pra abrir e fechar a passagem de água pelo cano ) ( sim, isso já aconteceu comigo , desastre! :)

- Tenha algum lubrificante, tipo óleo de coco, creme de calêndula,óleo de jojoba...em mãos.
- Escolha um lugar mais alto que você pra colocar a bolsa, isso vai determinar a velocidade que a água vai se mover então muito alto não é muito bom, muito baixo também não ( + ou - 1 metro de altura ta bom ) a maioria das bolsas tem um lugar pra você pendurar , você pode usar a maçaneta da porta por exemplo ( é o que eu faço) ou investir em um  gancho mais ou menos nessa altura.
- A bolsa que eu uso tem um buraquinho pra pendurar então eu tenho uma corda ali pra facilitar pendurar. 
- Seria legal ter um lugar pra colocar as pernas pra cima confortavelmente ( banheira, cadeira, mas parede , porta também serve ).
-Não esqueça de trancar a porta do banheiro .
- Agora que você já preparou um lugar pra deitar,o lubrificante, onde pendurar a bolsa. já encheu a bolsa com água ( prepare -se também porque você vai precisar re encher a bolsa mais algumas vezes-tenha agua extra no local.)
- Acima da pia, abra a válvula , enquanto segura a bolsa lá em cima, pra fazer a água descer pelo cano, quando a água começar a sair você fecha a válvula, isso é pra evitar bolhas de ar.
- pendure a bolsa.
- Agora você lubrifica o tubo.
-Deita e insere .
-Relaxa e abre aos poucos a válvula , deixa um pouco de água entrar, feche a válvula sempre que sentir que precisa de um tempo pra se ajustar , depois você  que você se acostumar não vai precisar mais fazer isso ( e vai abrir a valvula uma vez só)  Abra a válvula deixe mais água entrar, você pode estar deitado(a) de barriga pra cima, do lado esquerdo ou direito.As vezes dar uma levantada no quadril ajuda o movimento da agua. 
-Fique  abrindo e fechando até você sentir que foi seu limite de água.Depois quando acostumar, vai precisar abrir uma vez até esvaziar a bolsa.
- Quando sentir que chegou ou esta chegando no seu limite ,esse limite vai depender de quanto tempo você já faz a enema ou outros fatores, as vezes  é logo no começo da bolsa , as vezes você usa uma bolsa toda ( 2, 5 litros)
- Deita de lado , no seu lado esquerdo e fecha a bolsa.Retire a cânula devagar.
-Levante e sente -se no vaso sanitário,para a eliminação , não force nada.Sem pressa, as vezes demora, as vezes não.Fique sentado(a) até sentir que eliminou tudo. Repito, sem pressa. 
- Repita o processo até quando estiver eliminando só água. Ou até você achar que " por hoje chega " ( 5 vezes? 3, 6...você que sabe.) ( Hoje em dia 1  pra mim já tá bom. )

Dicas:


- Uma dica é colocar os pés em cima de algum suporte ,enquanto está sentado(a) , tipo um ou dois palmos ( do chão)de altura, pra facilitar a eliminação mais completa.Imitando agachamento . Ou você pode usar um tipo de travesseiro pra pressionar a parte inferior da barriga , já que agachar mesmo não dá nessa situação . 

- Se for sua primeira vez, você pode preferir não deitar no chão e já ficar sentado(a) pra não perder tempo.E só pra sentir qual é .
_visualise a limpeza, as vezes ajudando com uma massagem tipo como se estivesse mechendo a agua lá dentro ( isso enquanto estiver deitado e deixando a agua entrar. ) 

- A intenção não é de ficar segurando agua, trata-se de uma lavagem , agua entra, agua sai. Pronto.Sei que tem gente que prefere ou acha importante segurar um tempo, experimente e veja o que acha. 

- No começo você não vai aguentar muita água , não tem problema com o tempo você vai acostumando. E você vai ver que esse pouquinho que conseguiu já é maior adianto ;)

- A sensação que dá é que você está com muita dor de barriga, tipo não dor literalmente mas muita vontade de ir ao banheiro. Depois essa sensação começa a demorar mais pra vir e você consegue controlar melhor e deixar mais água entrar.

- As vezes doí um pouco quando a água está entrando , isso significa que está obstruída por gases, se você aguentar isso passa rápido, acontece um movimento e tudo fica bem e a água consegue passar melhor.


Dizem que é preciso reabastecer as boas bactérias depois de uma limpeza, quando fazia limpeza de cólon ( por profissional com maquina e bem mais água ) usava uma mistura de ervas ayurveda que eles inserem por ultimo. Mas não acredito que isso seja necessário com enemas já que a limpeza feita por enema é diferente da feita pelo profissional. 

Enema feita em casa, ou a irrigação de colon feita por profissional. 
A colonic ( irrigação de colon feita por profissional , acho que no Brasil chama-se colonterapia) usa por volta de 60 litros de agua durante 45-50 minutos . A diferença é bem grande. O tipo de limpeza é outro também. 

 probiotico. ( não uso mas já tentei usar na epoca das irrigações de colon ) ou consumir produtos fermentados como yogurte, misô...Mas eu não acho necessário pois acredito que as limpesas com enema não são tão profundas como a colonterapia e não afeta a flora intestinal.
  E aqui outro link  ( de um amigo blogueiro) sobre irrigação do colon e enemas.

Limpeza


* Lavar a bolsa diretamente após o uso. 
* Eu uso sabonete anti bactericida para limpara a cânula,valvula e tubo. 
*Depois encho a bolsa com agua,e deixo sair pelo tubo e cânula. 
* O desinfetante que mencionei acima é pra você deixar o local limpinho depois né. 

*Sempre tomar banho depois da enema. 


Muito importante :


Esse é o passo mais importante de todos : 
*Pendurar a bolsa pra secar.( para evitar mofo) 
* Se possivel manter a bolsa sempre pendurada. 

Comprar a bolsa : 

vendo a bolsa aqui no blog nesse link .



Espero que tenha respondido todas as perguntas, mas se ficou alguma coisa não muito clara me falem que eu explico melhor.



6 comentários:

Patricia disse...

Foi sim muito útil este post, thanks.
Mas repito a pergunta: não havia ai perto de voce uma loja que tivesse o kit? Será que só existe na blessherbs?
(moro em Portugal se encomendar um kit igual ao seu pago cerca de 50 dolares de portes de envio)

adriana disse...

voce usa agua filtrada para fazer o enema?

juliana andrada disse...

Respondendo,
boa pergunta Adriana , a água deve ser filtrada sim, aqui eu uso a da pia porque é potável.

Patricia, eu escolhi a blessedherbs porque tem a melhor reputação.
Daria pra eu comprar esse mesmo kit aqui perto,numa loja em amsterdam, mas acaba dando no mesmo quer dizer um pouco mais caro, já que essa loja compra deles e revende.
Achei o preço bem tranqüilo, ainda mais comparando com 100 euros que eu pagava por sessão na colonterapia.

adriana disse...

oba! entao eu consegui post um comentario! obrigada pela resposta, o post sobre enemas foi tao educativo. eu encomendei um enema bag pra tentar. voce so faz enemas quando voce esta fasting?

Patricia disse...

..mas eu nao tenho cartao de credito...acho que nao vou conseguir comprar o kit...

Anônimo disse...

Oi, Ju
Parabéns, pelo blog. Em dois dias li teu blog todinho. É ansia por informações. hehehe É o seguinte comecei uma dieta para emagrecer há dois meses, e por isso fui buscar informações sobre alimentação, nutrição e saúde. No meio desse percurso, descobri a alimentação crua. Eu já não comia carne, não bebo, não fumo, nada de café e evito açucar ao máximo. Porém sempre comi alimentos cozidos. Há praticamente 3 semanas, aboli o leite, iogurte, doces... E minha alimentação passou a ser em sua maioria frutas e verduras cruas (soja e alguns legumes cozidos no almoço, mas muito pouco, 1 ou 2X na semana). No restante do dia é só cru mesmo. Porém, algo me asustou: Antes, eu ia 1 vez ao banheiro por dia, ou 1 a cd 2 dias. Agora, estou indo 2 a 3X e a consistencia é muito diferente, além, de não ter cheiro ruim. Será normal?? Estou preocupada e preciso de informações para não desistir.

Estou estudando bastante, li q soja todo dia faz mal, mas estou tentando outros alimentos para substitui-la no meu almoço.

Postagens populares